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Identificação dos fatores críticos de sucesso no desenvolvimento de produtos de empresas de biotecnologia do estado de Minas Gerais

Critical success factors identification in new product development of biotechnology companies in the State of Minas Gerais

Samaan, Monique; Salgado, Eduardo Gomes; Silva, Carlos Eduardo S. da; Mello, Carlos Henrique P.

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Resumo

O processo de desenvolvimento de produtos é crítico para a competitividade das empresas, devido ao aumento da variedade de produtos, à redução do ciclo de vida dos produtos e principalmente à internacionalização dos mercados. Dessa forma, a identificação dos fatores críticos de sucesso é imprescindível no desenvolvimento de um novo produto devido ao alto grau de risco e incerteza. O presente trabalho tem como objetivo principal a identificação dos fatores críticos de sucesso no desenvolvimento de produtos (DP) das empresas de biotecnologia do estado de Minas Gerais. O método de pesquisa utilizado foi a survey, ou seja, um questionário foi elaborado e enviado para uma amostra de 31 empresas do setor de biotecnologia do estado de Minas Gerais, a fim de coletar informações necessárias. As variáveis foram correlacionadas pelo método de regressão dos mínimos quadrados parciais. Desse modo, foram identificadas as variáveis que tendem a contribuir, limitar ou são neutras com relação ao tempo de desenvolvimento e aumento da idade da empresa.

Palavras-chave

Fatores críticos de sucesso. Desenvolvimento de produtos. Empresas de biotecnologia.

Abstract

New product development process is critical to companies’ competitiveness due to the increased variety of products, reduction of product life cycle and, especially, internationalization of markets. Thus, critical success factors identification are essential in new product development because of the high degree of risk and uncertainty. The main purpose of the present study was to identify the critical success factors in product development of biotechnology companies in the State of Minas Gerais. The research method used was the survey; a questionnaire was prepared and sent to a sample of 31 companies from the biotechnology sector in the State of Minas Gerais in order to collect the necessary information. Thus, the variables that tend to contribute, limit, or are neutral with respect to new product development time and age of company were identified.

Keywords

Critical success factors. Product development. Biotechnology companies.

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