Production
https://www.prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132000000200005
Production
Article

Inteligência empresarial: um novo modelo de gestão para a nova economia

Inteligência empresarial: um novo modelo de gestão para a nova economia

Cavalcanti, Marcos; Gomes, Elisabeth

Downloads: 0
Views: 376

Resumo

Neste artigo, apresentamos a idéia de que os modelos econômicos, baseados nos três fatores tradicionais de produção devem ser revistos no sentido de incorporar o Conhecimento como fator essencial da produção econômica. A partir deste re Conhecimento, propomos um novo modelo para a gestão de negócios na Sociedade do Conhecimento: a Inteligência Empresarial, e apresentamos um modelo para a gestão dos capitais do Conhecimento. Apresentamos e discutimos, ainda, algumas idéias de como o Brasil deve se posicionar nessa nova economia.

Palavras-chave

inteligência empresarial, gestão do conhecimento, inovação e empreendedorismo

Abstract

In the present article we introduce the idea that the economical models, based upon the three traditional production factors, should be revised regarding the incorporation of the Knowledge as an essential instrument of the economical production itself. Through the necessary recognition of this point-of-view, we propose a new concept for the business administration in the Knowledge Society: the Enterprise Intelligence, and we introduce, as well, a model for the management of the Knowledge capital. We also suggest and would like to discuss a few ideas of how developing countries like Brazil should position itself on this new Economics.

Keywords

enterprising intelligence, knowledge management, business innovation and enterpreneurship

References



DAVENPORT, Thomas H., ECCLES, Robert G. and PRUSAK, Laurence. Information Politics. Sloan Management Review 34, no. 2, 1992.

DRUCKER, P. Post-capitalist Society, Butterworth-Heinemann. ISBN 0-7506-2025-0, 1993.

HAMEL, Gary and. PRAHALAD, C. K. Competing for the Future. Boston, MA: Harvard Business School Press, 1994.

MINTZBERG, Henry, RAISINGHANI, Duru and THEORET, Andre. The Structure of "Unstructured" Decision Processes, USA, Press Books, 1976.

NONAKA, Ikujiro and TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de Conhecimento na Empresa: Como as empresas Japonesas geram a dinâmica da Inovação, Rio de Janeiro, Campus, 1997.

POLANYI, Michael. The Tacit Dimension. London, UK: Routledge & Kegan Paul, 1966.

SCHEIN, Edgar H. Organizational Culture and Leadership. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1985.

SENGE, Peter M. et al. The Fifth Discipline Fieldbook: USA, 1994.

CASTELS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.

SAY, Jean Baptiste. Cours d'Economie Politique, Paris: Flammarion, 1996.

EDVINSSON, L., Capital Intelectual: descobrindo o valor real de sua empresa pela identificação de seus valores internos. Rio de Janeiro: Makron Books,1998.

SVEIBY, K., A Nova Riqueza das Organizações, Campus, 1998.

STEWART, T. Capital Intelectual. Campus, 1998.

ALLEE, V., Novas Ferramentas para uma Nova Economia, Revista Inteligência Empresarial, número 3, abril de 2000.

FULD, Leonard., Administrando a Concorrência, Rio de Janeiro: Record, ,1993. 2º ed.
5883a4187f8c9da00c8b47a2 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections